terça-feira, 1 de outubro de 2013


Por Cláudia Reis
publicado em 1 Out 2013 - 12:52
 

Governo dos EUA paralisado devido a bloqueio orçamental

Senado e maioria republicana na Câmara dos Representantes não chegaram a acordo
O governo dos Estados Unidos está paralisado, quase 17 anos depois, devido ao bloqueio orçamental. Assim, a partir desta terça-feira mais de um milhão de funcionários de serviços administrativos geridos pelo governo norte-americano podem começar a trabalhar sem receber e outros 800 mil vão ficar em casa, numa espécie de "lay-off". Tudo porque o Senado e a maioria republicana não conseguiram chegar a acordo para a aprovação do Orçamento.
O prazo final para a aprovação era a meia-noite desta segunda-feira. Em causa estava a exigência do Partido Republicano de fazer depender a aprovação do Orçamento da eliminação ou de uma alteração profunda ao programa de saúde proposto pela Administração Obama, o Affordable Care Act, também conhecido como "ObamaCare".
Cerca de 10 minutos antes da meia-noite, a Casa Branca ordenou às agências federais que iniciassem os procedimentos de paralisação, depois de um dia em que Câmara dos Representantes e Senado votavam a favor ou contra as propostas apresentadas pelo opositor político.
O líder da maioria democrata do Senado, Harry Reid, disse “ser desnecessário” os Estados Unidos estarem a passar pelo problema de paralisação do governo federal.
O governo americano não enfrenta uma paralisação deste tipo desde 1995-96, quando os serviços ficaram suspensos por 21 dias, com os republicanos a exigirem do então presidente Bill Clinton que adoptasse uma versão do orçamento definida por eles. Após várias semanas de negociações, finalmente foi firmado um pacto que acabou com o impasse.

A ECONOMIA MUNDIAL VAI ESTREMECER.
O NEOLIBERALISMO CONTINUA A ATACAR MAS NÃO VAI VENCER A BATALHA.
CÁ COMO LÁ A DIREITA TRAULITEIRA DESTROI A ECONOMIA E SACRIFICA OS MAIS POBRES E A CLASSE MÉDIA.
ATÉ QUANDO?

Sem comentários: