sexta-feira, 4 de julho de 2014

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai comparecer na segunda-feira no Tribunal Europeu de Justiça, no Luxemburgo, para ser ouvido como testemunha sobre a demissão de um comissário envolvido num escândalo de 'lobbying' da indústria tabaqueira.

A informação é hoje avançada pelo jornal online EUobserver.
O caso remonta a 2012, quando o antigo comissário europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor John Dalli, de Malta, deixou o cargo, na sequência de uma investigação conduzida pelo gabinete de luta antifraude da União Europeia (UE) por alegado tráfico de influências.
John Dalli, que afirma que foi forçado a demitir-se pelo presidente da Comissão Europeia, quer que o tribunal anule o pedido de Barroso para que se demitisse devido a alegados contactos com a tabaqueira sueca Swedish Match.
O ex-comissário, que sempre alegou inocência, também quer que a Comissão Europeia pague uma indemnização simbólica de um euro pelos danos "não financeiros" que sofreu e uma compensação pela perda de rendimentos resultante da sua demissão.
José Manuel Durão Barroso afirma que não houve qualquer pedido para o então comissário europeu deixar o cargo e que John Dalli apresentou demissão por vontade própria.
É FORTE COM OS FRACOS...

Sem comentários: