quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Advogado de Sócrates defende que "este processo tem contornos políticos"

por LusaOntem9m
Advogado de Sócrates defende que "este processo tem contornos políticos"
Fotografia © EPA/TIAGO PETINGA
João Araújo, que na próxima semana vai recorrer da prisão preventiva, diz que ainda está a "tentar entender bem as coisas".
O advogado de José Sócrates considerou hoje que o processo-crime que envolve o ex-primeiro-ministro tem "contornos políticos" e disse não saber que crime de corrupção é imputado ao ex-líder socialista.
"Este processo tem contornos políticos. Não é uma opinião, é um facto. A prisão de um ex-primeiro-ministro tem sempre contornos políticos", disse João Araújo em declarações à agência Lusa.
O advogado adiantou que, na próxima semana, vai recorrer da prisão preventiva aplicada a José Sócrates pelo juiz de instrução Carlos Alexandre, pedindo a "libertação plena" por considerar que houve ilegalidade na prisão por questões substanciais.
João Araújo afastou, contudo, a possibilidade de apresentar um pedido de "habeas corpus" (libertação imediata), junto do Supremo Tribunal de Justiça.
Segundo o advogado, José Sócrates respondeu a todas as perguntas feitas pelo juiz Carlos Alexandre, mas disse que, no final do interrogatório, continuou sem saber os contornos do crime de corrupção que é imputado ao antigo primeiro-ministro.
"Está tudo muito fluido e estou a tentar entender bem as coisas", disse à Lusa João Araújo, referindo que "há incongruências que é preciso verificar".
João Araújo disse ainda que, quando Sócrates foi detido na sexta-feira no aeroporto de Lisboa, constava do mandado de detenção o crime de tráfico de influências, mas que este "desapareceu" e não foi abordado no interrogatório judicial.
José Sócrates está indiciado de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais e encontra-se em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora.
O advogado escusou-se a adiantar os montantes que estarão em causa no processo, depois de vários órgãos de comunicação social terem avançado entre 20 e 25 milhões de euros.
"Não leio jornais", justificou.
Questionado sobre os comentários do ex-presidente da República Mário Soares, de que há uma "campanha que é uma infâmia" contra Sócrates, João Araújo disse: "Não partilho de coisa nenhuma, embora Mário Soares seja uma personalidade fascinante."
"É uma opinião do dr. Mário Soares" acrescentou.
O advogado disse que, ainda esta semana, pretende fazer uma visita de trabalho a José Sócrates para "analisar a situação e o despacho do juiz" de instrução.
O motorista do ex-governante, João Perna, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e Carlos Santos Silva foram detidos na quinta-feira, igualmente suspeitos da prática de crimes económicos na "operação Marquês".
O Tribunal Central de Instrução Criminal decretou a prisão preventiva a José Sócrates, João Perna e Carlos Santos Silva e a obrigatoriedade de apresentação bissemanal no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), proibição de ausência para o estrangeiro e proibição de contactos com os outros arguidos ao advogado Gonçalo Ferreira.

Sem comentários: