quarta-feira, 27 de junho de 2007

NA ORDEM DO DIA

A Presidência Portuguesa vai iniciar-se e hoje o Parlamento começou a discutir o programa e o futuro tratado.É UM ASSUNTO DA MAIOR IMPORTÂNCIA PARA A EUROPA E PARA NÓS PORTUGUESES. Como o Clube já tratou este assunto com grande elevação e pormenor deixemos que se inicie a presidência e surjam mais elementos para o futuro tratado. Quanto ao referendo deixamos isso para o Dr. Marques Mendes para ocupar o seu tempo político e para os Partidos - PCP e BE - que nunca estiveram com a UE. É uma forma de andarem entretidos a falar em nome do POVO e dos trabalhadores.

Mas uma questão muito importante veio hoje para a discussão pública - FLEXISEGURANÇA.
O Clube vai discuti- la ouvindo empresários e sindicalistas. Está a ser preparada com todo o cuidado e depois das férias marcaremos o dia.
É uma questão muito importante e que vai ocupar os portugueses. A Comissão do Livro Branco apresentou o relatório preliminar e a UE pronunciou-se sobre a matéria.
O Ministro Vieira da Silva apresenta hoje aos parceiros sociais o Relatório e podemos já adiantar algumas posições como mera previsão das reacções:
Empresários - vão analisar mas consideram que tem de haver melhorias na flexibilização dos despedimentos e nos horários de trabalho;
UGT - Vai analisar e estará sempre na defesa dos trabalhadores e nos interesses do País;
CGTP - é um ataque aos trabalhadores, o fim da Europa Social e o avançar do neo-liberalismo.
Com realismo aqui no Clube está aberta a discussão e as preocupações são legítimas e todas as posições serão ouvidas.
Das medidas propostas sabe-se já: menos dias de férias; redução dos intervalos; mais liberdade negocial; horários sem restrições, mais fácil despedir; mas também mais garantias às pessoas. É um tema a seguir com muita atenção.

Carlos Pinto

Sem comentários: