sábado, 23 de junho de 2007

TRATADO EUROPEU - CONFERÊNCIA NO PORTO

O Clube realizou no Porto a conferência sobre tratado europeu.
No momento em que os chefes de Estado e de Governo negociavam o documento que mandata a presidência portuguesa para apresentar em Outubro o Documento final, os 3 conferencistas presentes com total abertura e rigor apresentaram os seus pontos de vista sobre o momento porque passa a Europa, o Tratado ou Constituição e as suas consequências e um pouco de história sobre o evoluir da UE.
Foi uma sessão que considero de alto nível, com um debate vivo e esclarecedor.
Os professores José Adelino Maltez, Alessandra Silveira e Paulo Ferreira da Cunha que coordenou o debate e foi simultâneamente interventor, usaram da palavra com brilhantismo e objectividade. Merecem os três as nossas felicitações pelas questões colocadas e pelas explicações dadas. Nem sempre em total sintonia, como convém, a divergência de fundo mais notória foi quanto à realização do referendo e à evolução para uma Europa Federalista.
O Professor Maltez fez um apelo para o apoio que temos de dar aos Turcos que lutam pelo laicismo e pela democracia, explicando com pormenor as razões das suas preocupações. A ideia da Europa é para se ir construindo com passos seguros e firmes como idealizaram os seus fundadores.
A Professora Alessandra vincou as potencialidades da UE e da sua evolução e de um tratado constitucional que afirme a Europa no Mundo. Não defende o referendo como uma necessidade inultrapassável e acredita que a Europa vai sair desta crise com um tratado a sério que a credibilize.
O Professor Paulo Cunha colocou a tónica no tratado desconhecido e que espera não nos venham a apresentar um documento sem sentido e com pouco rigor. Os ingleses não têm constituição escrita e nunca deixaram de ser uma democracia avançada, com juízes que podem julgar com leis menos boas, transformando-as em óptimas leis. A Europa dos cidadãos e das Nações, será aquilo que todos quisermos.
A sessão entrou pela noite dentro e o debate foi muito interessante.
Espero e desejo que o Professor Paulo Cunha, como coordenador do debate, faça neste espaço a síntese desta sessão tão positiva.
Os convidados presentes saíram satisfeitos e motivaram os responsáveis do Clube para que outras realizações sejam programas e realizadas com o brilhantismo desta.


Carlos Pinto

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive presente na conferência e tenho de afirmar que foi das sessões mais positivas e sérias a que assisti nos últimos anos.
Os oradores expuseram com realismo e objectividade o seu pensamento e defenderam bem a ideia de Europa.
A clareza das exposição predeneu a atenção dos presentes.
Está de parabéns o Clube por mais esta iniciativa.