Quem vai mandar na Rúsiia, Putin ou Medvedev? Este é uma criação daquele, que vai ser o primeiro-ministro. Virar-se-á a criatura contra o seu criador?
Retiro de um interessante artigo de Timothy Garton Ash, no Público:
"Esta eleição presidencial está tão cheia de suspense. Será que vai ganhar a estrela em ascenção Dmitri 'Obamovich' Medvedev? Ou o vetarano Guennadi 'McCainovich' Ziuganov? Não estamos todos em pulgas, ansiosos por ver as mais recentes sondagens antes do sufrágio de domingo? Bom, não".
(...)"Instando, no debate de terça-feira, a 'uma estratégia mais realista e eficaz em relação à Rússia', Hillary Clinton deu voz a uma muito propagada percepção, ao afirmar que 'apesar de, tecnicamente, as reuniões virem a realizar-se com o homem que será chamado Presidente, as decisões serão tomadas por Putin'. Uma vez que Putin será o primeiro-ministro, com uma extraordinária maioria no Parlamento, é isso mesmo que a maior parte dos observadores pensa; parece ser aquilo que o próprio Putin pensa; e é muito provavelmente também o que Medvedev pensa. A curto prazo, é possível que estejam correctos. Mas a longo prazo, não estou assim tão seguro. A Constituição dá mais poderes ao Presidente, e há qualquer coisa em ser-se o homem de topo no Kremelin que, no fim, acaba por se entranhar". (...)" E, nunca se sabe, um dia Putin pode exagerar nos treinos de judo ou ser atropelado por um eléctico". (...) E "está registado [Medvedev] ter dito: 'Estamos conscientes de que nenhum Estado não democrático conseguiu jamais ser verdadeiramente próspero.' Uma formulação intrigante". (...)
Então, vamos aguardar para ver quem é quem.
Sem comentários:
Enviar um comentário