quarta-feira, 10 de abril de 2013

FMI diz que zona euro deve limpar sistema financeiro e fechar bancos "onde necessário"
10 Abril 2013, 18:09 por Lusa
 
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que a prioridade da zona euro deve ser continuar a limpar o sistema financeiro, seja através de recapitalizações seja encerrando bancos, "onde necessário".
Num discurso perante o Clube Económico de Nova Iorque, Lagarde disse que, "em particular na periferia, muitos bancos ainda estão numa fase precoce de reparação -- sem capital suficiente e com demasiados maus créditos nos seus balanços".

"A prioridade deve continuar a ser a limpeza do sistema bancário ao recapitalizar, reestruturar e -- onde necessário - encerrar bancos", afirmou Lagarde, que acrescentou que a política monetária está a "girar as rodas", o que significa que as "baixas taxas de juro não se estão a traduzir em crédito barato para as pessoas que dele precisam".

A directora-geral do FMI considera que a "canalização está entupida" e lembrou que por toda a "periferia europeia, o crédito contraiu 5% desde o começo da crise, atingindo pequenas e médias empresas com particular impacto".

Christine Lagarde sublinhou que a zona euro precisa de soluções políticas colectivas como uma "recapitalização directa pelo Mecanismo Europeu de Estabilização de bancos em dificuldades que criem implicações sistémicas".

"Para além disso, a zona euro precisa de uma união bancária real para fortalecer as fundações da união monetária", declarou a directora-geral do FMI

O NEOLIBERALISMO COMEÇOU A DESFAZER-SE. AS CONTRADIÇÕES SÃO MAIS QUE MUITAS.
ALGUNS POLÍTICOS INCLUINDO OS PORTUGUESES OU APRENDERAM POUCO, OU NÃO ESTUDAM O PROBLEMA QUE TEM 35 ANOS OU MAIS, OU ANDAM A BRINCAR COM O POVO.
NÃO É POR FALTA DE INFORMAÇÃO, DE PARECERES, DE ALERTAS DE GENTE COM GRANDE CAPACIDADE, QUE O QUE ESTÁ A ACONTECER NÃO FOSSE JÁ REFERIDO MAIS QUE UMA VEZ. HÁ 10 ANOS QUE MUITOS PREMIO NOBEL E RESPONSÁVEIS POLÍTICOS CHAMAM A ATENÇÃO PARA O ESTADO DO CAPITALISMO E DAS MEDIDAS DO NEOLIBERALISMO.
OS MILHÕES DE DESEMPREGADOS, A CONFUSÃO NA UE, O CRESCIMENTO DOS PAISES EMERGENTES, A FOME, AS FALÊNCIAS, A CRISE DA BANCA, O PODER DOS MERCADOS E DOS ESPECULADORES, SÃO FATORES DE PREOCUPAÇÃO.
ATACAR AS CONSEQUÊNCIAS NÃO RESOLVE. É PRECISO IR AO FUNDO DAS CAUSAS E ATACÁ-LAS NA RAIZ.
UMA NOVA ORDEM ECONOMICA MUNDIAL E UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO TEM DE SER APRESENTADO COM URGÊNCIA.  

Sem comentários: