quarta-feira, 17 de julho de 2013

O PSD tem esperança de chegar a acordo com o PS já amanhã para um "compromisso de salvação nacional". O presidente da bancada parlamentar dos sociais-democratas, Luís Montenegro, espera apresentar resultados no conselho nacional do partido, que se realiza amanhã.

"Temos feito um esforço grande para sermos céleres na construção de soluções que possam dar ao país um nível de abrangência maior e que possam ser motivadoras para ultrapassarmos os problemas difíceis que o país atravessa hoje. Se for possível cumprir o calendário de modo a que seja discutido no conselho nacional, assim será, mas o conselho já estava calendarizado", afirmou Luís Montenegro, no Parlamento.

Mas a esperança laranja é refreada pelos socialistas. O líder parlamentar do PS diz que o acordo ainda é uma incerteza. Por outro lado, Carlos Zorrinho responde ainda aos socialistas João Galamba e Manuel Alegre, que disseram nos últimos dias que um eventual acordo com a maioria significaria o suicídio político de António José Seguro.

"Não tenho nenhuma ideia de que o líder político do Partido Socialista tenha alguma tendência suicida. Antes pelo contrário, tem uma grande tendência para estar ao lado dos portugueses e defender os interesses de Portugal", disse Zorrinho, no Parlamento.

Entretanto ,permanece a dúvida sobre a possibilidade de ainda haver tempo de ouvir os parceiros sociais neste processo de "salvação nacional" pedido pelo Presidente da República. Para o Governo, essa não é nitidamente uma prioridade. A questão foi colocada ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, que respondeu da seguinte forma: "Neste momento, a tarefa em que os partidos da maioria estão empenhados, e o Governo também, é fazer uma busca de entendimento entre o PSD, PS e CDS-PP. Esse é o objectivo e é nisso que está todo o nosso empenhamento".

Luís Marques Guedes falava aos jornalistas à saída da conferência de líderes, no Parlamento.

O ACORDO QUE O PSD ANTECIPA NÃO É MAIS DO QUE UMA PRESSÃO SALOIA SOBRE O PS. AGORA QUE COLOCARAM O PAIS NA BANCA ROTA QUEREM A MULETA DO PS PARA SE SALVAR.
UM COMPROMISSO DESTA NATUREZA EM 3 DIAS É UMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO. ISTO É SÉRIO DE MAIS PARA SER TRATADO COM OS PÉS.
PRIMEIRO É PRECISO SABER:
1 - há OU NÃO ELEIÇÕES ANTECIPADAS?
2 - o COMPROMISSO VAI PARA ALÉM DAS ELEIÇÕES?
3 CUMPRIR O DÉFICE E A DIVIDA SÓ COM RENEGOCIAÇÃO DO MEMORANDO.
4 - aS ELEIÇÕES NÃO PODEM SER CONDICIONADAS PELO ACORDO. OS ELEITORES DEVEM SABER COM RIGOR O ESTADO DESGRAÇADO EM QUE ESTÁ O PAÍS, QUAIS AS PROPOSTAS PARA RESOLVER A CRISE E PRAZOS.
5 - OS PORTUGUESES DEVEM SABER COM CLAREZA O ESTADO DA NAÇÃO.
6 - HAVENDO ELEIÇÕES ACORDADAS O PR DISSOLVE O PARLAMENTO? E QUEM VAI INDICAR PARA 1º. MINISTRO. COMO SERÁ FORMADO O NOVO GOVERNO? COM QUE PROGRAMA?
EM 3 DIAS É IMPOSSÍVEL FAZER UM ACORDO SÉRIO E CUMPRÍVEL.

Sem comentários: